O desenvolvimento de aplicações para Android pode ser feito de várias formas, até mesmo em um bloco de notas. Mas se você precisa de agilidade e segurança nos aplicativos que você desenvolve, integre o Android SDK ao NetBeans. Neste artigo vou mostrar como se faz isso, através da instalação de plug-ins.
Antes de mais nada…
Certifique-se que você tem instalado e funcionando:
Instalando o Plug-in NBAndroid:
Primeiramente, vamos adicionar o plug-in responsável por essa integração. Abra o NetBeans, vá em Ferramentas -> Plug-ins:
Clique na aba “Configurações” e, logo após, pressione o botão “Adicionar”:
Será solicitado o endereço onde ficam os plug-ins a serem instalados, bem como o nome dessa fonte. Em “Nome” digite: “Android” e cole isto: “http://kenai.com/downloads/nbandroid/updates.xml” no campo “URL”. Por ultimo pressione” OK”:
Aguarde o NetBeans associar a nova fonte de plug-ins. Agora vá até a aba “Plug-ins disponíveis” e procure o Plug-in “Android”. Caso você não o encontre, clique no botão “Recarregar Catálogo”, pois talvez o NetBeans não o tenha associado ainda. Após selecionar o plug-in Android, clique em “Instalar”:
Uma tela informando quais plug-ins serão instalados aparecerá. Clique em “Próximo” para visualizar os termos no contrato de licenças. Uma vez selecionado “Eu aceito os termos no contrato de todas as licenças”, pressione “Instalar”:
Aguarde o NetBeans baixar e instalar os plug-ins. Dependendo da sua conexão, poderá levar de 1 a 20 minutos:
Caso apareça a seguinte mensagem, informando que alguns plug-ins não estão assinados, clique em “Continuar”:
A instalação deverá começar e, dentro de poucos segundos, você visualizará a tela abaixo:
Clique em “Finalizar” e seu NetBeans já esta pronto para trabalhar em conjunto com o Android SDK. Para verificar se toda a instalação ocorreu com sucesso, pressione CTRL+SHIFT+N na tela principal do NetBeans para abrir o menu de novos projetos. Uma nova categoria deverá estar visível agora:
Clique em “Próximo” e digite um nome qualquer para o seu projeto (partindo do princípio que estamos apenas homologando a instalação dos novos plug-ins) e clique em “Finalizar”:
Aguarde a criação do novo projeto e voilà! Seu ambiente de desenvolvimento está pronto para utilização.
Caso alguém tenha alguma duvida ou não tenha conseguido executar algum dos passos deste, basta comentar que o ajudarei o mais breve possível.
Abs,
Afonso Lage.
Nenhum comentário:
Postar um comentário