Antes de começarmos a instalar o Android, veja se seu computador atende os requisitos mínimos para a instalação do Android SDK (Por convenção minha, vou chamá-lo de ASDK). Se você ainda não tem o JDK (Java Development Kit) na sua maquina, será necessário baixá-lo e instalá-lo em sua máquina, pois o Android SDK depende diretamente do JDK. Se você ainda não o fez, clique aqui.
Com todos os pré-requisitos verificados, vá no site http://developer.android.com/sdk/index.html e baixe o SDK mais recente.
Extraia o arquivo baixado para uma pasta de sua preferência. Por padrão o nome da pasta do ASDK é android-sdk-<plataforma>, no nosso caso será android-sdk-windows, porém você pode renomeá-lo para o que achar melhor. É importante saber o caminho para o SDK, pois será necessário especificá-lo no Eclipse ou Netbeans.
Execute o arquivo "SDK Manager.exe" que está na pasta do ASDK. Aguarde a conclusão das atualizações automáticas do ASDK, dependendo da sua conexão poderá levar até 2 horas.
Após a conclusão das atualizações, vamos criar um emulador do Android. Clique em Virtual Devices e depois clique no botão New:
Digite um nome de identificação para o emulador no campo Name e logo abaixo, em target, selecione a versão do Android que você deseja utilizar. Configure o tamanho do SD Card (o tamanho é especificado em MB) no item Size. Caso queira, selecione um "Skin" no campo correspondente e por ultimo, adicione as caracteriscas de Hardware do seu emulador clicando no botão New em Hardware. Segue abaixo um exemplo de configuração do AVD:
Ao final da edição, pressione "Create AVD", a seguinte tela, informando o sucesso da criação do emulador, aparecerá:
Seu emulador já está configurado. Para executá-lo sem vinculo com qualquer IDE, clique em Start na tela principal do emulador e logo em seguinte, "Launch". Um emulador como o abaixo deverá aparecer:
OBS.: É normal a inicialização do emulador demorar de 1 a 2 minutos.
Por ultimo, para finalizar a instalação do SDK, vá em "Menu Iniciar -> Painel de Controle -> Sistema", clique na aba "Avançado" e logo em seguida, clique no botão "Variaveis de Ambiente". Localize a variável "PATH" nas variáveis de sistema e selecione "Editar". Adicione ao final do texto que aparecerá, o seguinte comando:
;<path do ASDK>\toolsOBS.: Subistitua o nome <path do ASDK> pelo path onde você instalou o ASDK.
Segue um exemplo, no meu caso, o path do ASDK é C:\android-sdk-windows:
ATENÇÃO: Tome cuidado para não apagar os paths que já existem e lembre-se de adicionar o ponto-e-virgula (";") antes do path do ASDK .
Reinicie o Windows e seu Android SDK estará pronto para ser utilizado.
Sintam-se a vontade para fazer qualquer comentário ou pergunta referente ao artigo acima. Este artigo foi montado com o SO Windows 7.
Abs,
Afonso Lage
Nenhum comentário:
Postar um comentário